Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Cheque moradia: entenda o que é, como funciona e quem tem direito

14/10/2024min de leitura

Você já ouviu falar do cheque moradia ou como ele funciona? Considerado um auxílio financeiro, é disponibilizado pelo governo de alguns estados brasileiros para ajudar pessoas a realizarem o sonho da casa própria, ajudando na compra ou reforma de imóveis. Sabemos que o sonho da casa própria faz parte do objetivo da maioria dos brasileiros, seja por desejar mais segurança, independência ou simplesmente um espaço para chamar de seu.

No entanto, como o caminho para chegar a essa grande conquista pode vir acompanhado de alguns desafios financeiros, o cheque moradia pode ser um aliado importante. Embora ainda não tão conhecido quanto os outros programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, o cheque moradia é uma iniciativa do governo disponível em alguns estados brasileiros para facilitar a compra, construção ou reforma de imóveis.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto e descobrir se você pode ser um dos beneficiados do cheque moradia? Então chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo para explicar um pouco melhor sobre o que é o programa, quem tem direito, quais são os benefícios e como solicitar. Para mais informações sobre o mercado de imóveis, fale com um dos nossos corretores e não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!

Afinal, o que é o cheque moradia?

O cheque moradia se trata de um programa habitacional do governo que tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda a conquistarem a tão sonhada casa própria. Esse benefício é realizado por um subsídio, ou seja, um empréstimo que é depositado na conta do beneficiário. Este auxílio financeiro pode ser usado para construção, reforma, ampliação ou aquisição de imóveis.

Logo, em alguns casos, o benefício pode ser usado para a compra de materiais de construção, caso o beneficiário já tenha um terreno e queira construir ou já tenha a casa e precise reformá-la. No geral, o principal objetivo do cheque moradia é reduzir o déficit habitacional e apoiar famílias de baixa renda no processo de melhoria de suas condições de moradia.

Quando falamos em subsídio do governo e programa habitacional, é comum pensarmos imediatamente no programa Minha Casa Minha Vida. No entanto, é importante ressaltarmos que se trata de coisas diferentes, apesar de terem o mesmo objetivo.

Como o cheque moradia funciona?

Algumas regras e pré-requisitos podem mudar de um estado para outro, mas, no geral, os beneficiários do cheque moradia podem usar os valores disponibilizados para facilitar a aquisição de um imóvel residencial, geralmente via financiamento imobiliário. Já para quem for proprietário de um imóvel, também é possível usar o recurso para comprar materiais de construção e iniciar uma reforma ou construção. Com isso, é possível tornar o ambiente mais agradável e funcional.

Porém, diferente do que o nome sugere e muitos imaginam, o beneficiário não recebe um cheque físico. Ou seja, depois de se inscrever no programa, quem for selecionado receberá o auxílio através de um depósito na sua conta.

Quem tem direito ao cheque moradia?

Os interessados no programa devem cumprir alguns pré-requisitos para serem aprovados. Existem alguns pré-requisitos que determinam quem tem direito ao cheque moradia, porém, de modo geral, os participantes que são selecionados devem:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Pertencer a um grupo familiar com ao menos um dependente;
  • Não ter outros imóveis registrados em seu nome;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Comprovar a necessidade de iniciar a reforma no imóvel, sendo este o caso.

Quais as diferenças da renda familiar x renda per capita?

É muito comum muitas pessoas confundirem esses dois tipos de renda, por isso, é importante estar sempre atento às suas diferenças. Por exemplo, no caso do subsídio do cheque moradia, é feito o cálculo da renda familiar, que é a soma do salário de todos que fazem parte do grupo, e esse valor não pode ser superior a três salários mínimos.

Já no caso da renda per capita, primeiro é feita a soma do salário de todos os moradores e, em seguida, a divisão do valor total pelo número de pessoas que integram o grupo familiar em questão. Logo, o valor levado em consideração é individual.

Como fazer o cadastro para participar do programa?

Agora que compreendemos do que se trata o cheque moradia e como ele funciona, vamos falar um pouco sobre como deve ser feito o cadastro de forma correta. Porém, é importante destacarmos que esse procedimento deve ser feito apenas caso você se enquadre nos requisitos necessários. Para realizar o cadastro no cheque moradia, é necessário comparecer à Companhia de Habitação Popular da cidade em questão para fazer o pedido.

No momento do cadastro, será preciso estar em posse de algum documento de identificação com foto, podendo ser RG, CPF ou carteira de motorista. Além disso, também é necessário um comprovante de renda, que pode ser holerite ou carteira de trabalho, e comprovante de posse do imóvel. Em certos casos especiais, como de aposentados e pensionistas ou autônomos, o documento referente à renda deve ser o Comprovante da Previdência ou a Declaração de Renda.

Gostou do post? A Nova Época espera que você tenha compreendido como funciona o cheque moradia e quem pode ser beneficiado com ele. Não deixe de conferir na sua cidade se este programa está disponível! Para mais informações sobre o mercado de imóveis e suas transações, não deixe de acompanhar nossa imobiliária!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Sua imobiliária em

Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":