Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Chuveiro a gás ou elétrico: quais as vantagens de ambos e qual a melhor opção

31/07/2020min de leitura

O banho é, para muitos, um dos momentos mais relaxantes e aguardados do dia. Após um dia estressante e agitado, voltar para casa e poder tomar um banho morno é tudo. Por isso, mesmo que pareça que não, a escolha do chuveiro é uma das mais importantes quando os aparelhos elétricos, eletrodomésticos e outros itens usados na casa são definidos.

Uma preocupação que muitos brasileiros têm é em relação ao custo do banho, que pode tornar esse momento relaxante em algo estressante e que preocupa. Além disso, é importante tomar cuidado na hora dessa decisão para que não haja uma grande frustação caso, na hora do banho, a água não esquente corretamente ou nem chegue a esquentar, na pior das hipóteses.

Antes de tomar qualquer decisão, você precisa lembrar que cada região do país tem um clima diferente e enquanto em alguns Estados prevalece o calor a maior parte do ano, em outros é o frio. Com isso em mente, você já tem uma noção de qual é o chuveiro ideal para seu imóvel.

Mesmo os chuveiros elétricos sejam a maioria nos lares brasileiros, muitos ainda preferem o chuveiro a gás por conta das suas vantagens. Segundo pesquisas, o chuveiro é o eletrodoméstico que gasta mais energia, por isso, é importante que você pesquise bem antes de escolher.

Você sabe qual é o consumo médio de água em cada um desses modelos de chuveiro? Sabe qual o custo da instalação e os benefícios que cada um fornece? A Nova Época trouxe esse post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, comparando o chuveiro a gás com o elétrico e apontando as vantagens e desvantagens de cada um. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

Como funciona o chuveiro elétrico?

Esse sistema funciona da seguinte maneira: alguns segundos depois que a água sai do chuveiro ela é aquecida e isso acontece graças a resistência elétrica instalada no interior do dispositivo. Assim que o registro do chuveiro é aberto, a pressão conecta os terminais da resistência à rede elétrica, aquecendo a água ao passo que ela entra em contato com essa resistência.

Porém, por conta da sua ação de aquecimento imediato, quanto mais água sai ao mesmo tempo do chuveiro, menor é o tempo que essa água entra em contato com a resistência e, como consequência, mais difícil fica de ela aquecer. Por isso, a temperatura da água é controlada de acordo com a abertura do registro do chuveiro.

Outro modelo de chuveiro elétrico, que é uma forma diferente de aquecer a água, é por meio da chave de temperatura, que fica normalmente na parte de cima do chuveiro e tem várias opções. Você opta por uma das posições da chave de temperatura e, assim, regula o quanto você quer aquecer a água. Isso acontece porque é através dessas chaves que o tamanho do caminho feito pela corrente elétrica na resistência dentro do chuveiro é determinado.

Como funciona o chuveiro a gás?

O chuveiro a gás exige a instalação de um aquecedor que geralmente é colocado na área e serviço dos apartamentos ou das casas por conta da segurança. Uma das principais diferenças do chuveiro elétrico para o chuveiro a gás é que, diferente do primeiro que aquece a água segundos antes de ela ser utilizada, com o chuveiro a gás a água sobe de temperatura primeiro no aquecedor e depois é transportada por tubulações específicas  até o misturador próximo ao chuveiro.

Esse misturador é composto por dois registros que ficam próximos ao chuveiro e tem temperaturas diferentes, tendo um água quente e o outro água na temperatura ambiente. O usuário pode dosar a quantidade que quer de cada uma delas até chegar a uma mistura que considere agradável.

Os aquecedores do chuveiro a gás podem usar dois tipos de gás: o natural ou o GLP. Ambos são eficientes na hora de aquecer a temperatura da água, porém têm suas diferenças. A principal delas é que o gás natural chega até a casa por encanamento e o GLP fica armazenado e é transportado em botijões. Esse último é o mesmo gás usado em fogões e fornos para criar chama.

Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico

Uma vantagem que faz com que esse é o chuveiro seja o mais escolhido pelos brasileiros é a menor complexidade da sua instalação e seu baixo custo. Esse tipo de chuveiro pode ser comprado por um preço muito acessível e sua instalação, diferente do que muitos pensam, não exige grandes conhecimentos de rede elétrica. Porém, é sempre aconselhável que se contrate um profissional para fazer o serviço.

O rápido aquecimento da água é outra vantagem desse chuveiro, que esquenta a água em poucos segundos. Além disso, ele ocupa pouco espaço por não precisar de compartimento para gás, o que é outro ponto positivo.

Porém, como nada é perfeito, uma das desvantagens desse dispositivo é que você tem água e energia elétrica no mesmo lugar, o que é considerado um problema muito sério e perigoso, já que água e eletricidade não devem se misturar nunca. É preciso ter muito cuidado para fazer uma boa instalação, isolando corretamente os fios para evitar tragédias.

Outra desvantagem desse chuveiro é que a periodicidade da sua manutenção costuma ser maior do que no chuveiro a gás e seu gasto com energia é considerável. Esse tipo de chuveiro também não é o melhor em eficiência para dias e lugares muito frios, o que é considerada outra desvantagem.

Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás

Uma vantagem do chuveiro a gás é que, por ele aquecer a água antes de ela chegar ao chuveiro, ele consegue aquecer uma maior quantidade de água, proporcionando banhos mais quentes e com maior vazão do que os chuveiros elétricos. Além disso, um mesmo sistema de aquecimento necessário para um chuveiro pode ser utilizado para gerar água quente para outros chuveiros e torneiras da casa, o que é uma vantagem. O chuveiro a gás tem outra vantagem: a longo prazo ele pode ser mais econômico se usado corretamente.

Porém, uma desvantagem desse tipo de chuveiro é que ele exige um custo maior na usa aquisição e instalação, que também precisa ser realizada por profissionais experientes. O maior consumo de água e o espaço necessário para instalação do aquecedor desse chuveiro, que ocupa um espaço considerável, são mais algumas desvantagens de escolhe-lo.

Além disso, outra desvantagem é a necessidade de fazer a instalação correta desse dispositivo e a constante manutenção para evitar acidentes fatais.

Com essas dicas, vantagens e desvantagens enumeradas, a Nova Época espera ter te ajudado a entender um pouco melhor sobre esses dispositivos, além de tirar suas dúvidas e te ajudar a escolher qual o melhor para você, baseado na região onde vive e nas suas preferências.

Sua imobiliária em

Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":