Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Como o corretor deve proceder com uma venda quando o cliente quer desconto no preço do imóvel?

17/12/2020min de leitura

 

Diferente do que muitas pessoas pensam, descontos podem servir como recurso definitivo em uma negociação estagnada, resgatando o interesse do cliente e garantindo novas oportunidades de venda. Porém, como intermediário de transações imobiliárias, o corretor deve saber que lidar com esse tipo de situação, na prática, é uma tarefa difícil. Principalmente se levarmos em consideração que, uma vez que o cliente quer desconto, ele está disposto a consegui-lo custe o que custar.

Em um mercado tão concorrido quanto o imobiliário, é de se esperar que os clientes tentem um bom desconto na hora de comprar um imóvel. E existem alguns pontos importantes que o corretor deve levar em consideração nesse momento para conduzir seu cliente para o caminho da conversão da maneira mais simples e natural possível.

Para te ajudar a entender como você deve lidar com essa situação, a Nova Época fez esse post para mostrar as principais situações nas quais um cliente pode pedir desconto, o contexto que o leva a fazê-lo e como proceder diante desse quadro.

O que fazer quando o cliente pede desconto?

1.Trabalhe com essa possibilidade com antecedência

Antes de mais nada, é essencial que o corretor pense na possibilidade de um cliente pedir desconto, pois é melhor prevenir do que remediar. Em casos como este, é possível com o proprietário do imóvel alguma possível margem de desconto que o empreendimento possa responder, assim, os anúncios podem ser feitos um pouco “acima” do valor pensado e na hora das negociações o “desconto” pode servir como gatilho para despertar mais interesse do cliente.

Porém cuidado, pois esse cálculo deve ser bem trabalhado e bem pensado entre o corretor e o proprietário para que a diferença não seja excessiva, facilitando que o cliente perceba a situação. É importante que se trabalhe sempre com a persuasão.

2. Trabalhe a confiança com o cliente

Um ponto importante que deve ser levado em consideração durante as negociações é a confiança que o corretor cria com o cliente. Afinal, muitas vezes o cliente não está de fato procurando por um desconto no preço do imóvel, ou seja, ele pode possuir o subsídio necessário para arcar com o valor da propriedade. Contudo, por não sentir tanta certeza com esta decisão, o cliente acaba por tentar conquistar um desconto.

Dessa forma, se o corretor estabelecer uma relação de confiança com o cliente, ele notará a preocupação do profissional em entregar um imóvel que se enquadre nas suas necessidades. Assim, não haverão desconfianças nem mesmo possibilidades para objeções de preços. É essencial que o corretor tente sempre trabalhar com frases positivas e explicações objetivas e claras.

3. Crie conversas persuasivas com seu cliente

Você já deve ter ouvido falar que a persuasão é uma grande arma que o corretor deve usar na hora de negociar um imóvel e é essencial que você sempre trabalhe este tipo de conversa com seus clientes para que objeções que possam surgir no meio do caminho possam ser trabalhadas, estratégias sejam estipuladas e o relacionamento cliente/corretor melhore.

Por conta disso, é importante que o corretor não só aprenda a ouvir um “não” como também aprenda a questioná-lo de maneira correta, sem criar desentendimentos ou constrangimento com o cliente. Além disso, é importante que o profissional cerque seu cliente de modo que ele reflita sobre seus próprios questionamentos e objeções, percebendo as soluções plausíveis que você apresenta.

4. Saiba qual o real valor do imóvel

É essencial que o corretor saiba o real valor que o imóvel que está vendendo representa para o mercado imobiliário na hora da sua negociação. Ou seja, ele precisa conhecer as etapas de uma avaliação imobiliária para ser capaz de apontar o que há de valor no imóvel. Um corretor que não tem esses conhecimentos pode ser obrigado a entregar um desconto ou pior, poderá até perder a venda.

Por conta disso, é de extrema importância que o corretor compreenda tudo o que está envolvido no valor do imóvel, não só do seu preço em si, mas também do valor de fato, pois somente dessa maneira o corretor terá argumentos concisos para ponderar no momento que estiver conversando com seu cliente.

5. Acrescente valor ao imóvel

Com os conhecimentos adquiridos com relação a avaliação do imóvel, é a hora de vender este valor para seu cliente, ou seja, o corretor deve saber utilizar esses aspectos como fatores que podem agregar valor a sua venda.

Com isso, é importante que o corretor procure sempre enaltecer as vantagens e os benefícios do imóvel em questão, levando em consideração a localização, segurança, decoração, praticidade, vizinhança, entre outros. Logo, seja criativo, encontre o valor real do imóvel e faça com que seu cliente o encontre também.

6. Escute as queixas dos seus clientes e demonstre empatia

Por último, mas não menos importante, o corretor não deve apenas tentar fazer seu cliente “engolir” o preço do imóvel. O profissional precisa demonstrar empatia durante todo o processo de negociação, mostrando o quanto ele compreende as dificuldades do seu cliente e o quanto está disposto em ajudar na busca por soluções.

Dessa forma, é importante que o corretor esteja de fato presente durante essas conversas, mostrando que ele está escutando o que o cliente diz, repetindo o que foi dito e seguindo a objeção com algumas soluções e alternativas. Seguindo essas dicas, o corretor automaticamente aumenta sua proximidade e confiança com o cliente, gerando mais vendas.

Como saber se o cliente precisa de desconto ou não?

1.Interesse

Antes de mostrar ao cliente quanto o imóvel realmente vale, o profissional precisa saber se o interesse do cliente na solução que o corretor está oferecendo é legítimo. Caso não seja, é muito provável que o corretor faça uma aposta que não dará retorno comercial. Por conta disso, conhecer os reais interesses do cliente é fundamental. Sendo assim, é importante que o corretor faça mais do que somente perguntas, é importante que o cliente explique de que forma pode ser beneficiado pelo que foi apresentado.

2. Valores

Vale perguntar ainda durante as negociações quanto o cliente acha que o imóvel vale e questionar, também, quanto ele está disposto a dar pela propriedade. Assim, é possível se anteceder no valor de uma proposta que ele aceitaria com mais facilidade, evitando a perda de tempo e recursos em estratégias eu possam superar o valor do possível limite. Porém, é indispensável que o cliente tenha em mente o valor real do imóvel que o interessa. Com isso, o corretor tem controle da situação.

3. Credibilidade

É de grande importância para o profissional descobrir se ele tem credibilidade com o cliente, pois, caso contrário, o cliente dificilmente entenderá o valor da sua proposta. Por conta disso, o cliente provavelmente pedirá desconto no imóvel por não atribuir a ele o valor que realmente tem.

4. Autoridade

Nesse momento, o corretor deve se concentrar em descobrir se o cliente que está conduzindo as negociações é o único responsável pela decisão de fechamento da venda ou se há outra parte envolvida, como um cônjuge ou um sócio. Ter conhecimento disso é relevante porque, caso o cliente não seja o principal decisor da compra, de nada adiantará conceder o desconto. Isso só fará o corretor perder tempo e reduzirá o valor do imóvel.

5. Urgência

Por fim, é importante ressaltar a importância de despertar o senso de urgência no cliente. Essa é uma estratégia eficiente e tradicional muito usada por profissionais que trabalham com venda. É o senso de urgência que leva estabelecimentos comerciais a liquidar linhas de produtos inteiras ou estoques parados em curtos períodos de tempo. Isso é possível na medida em que o consumidor tem a impressão de que aquela é sua única oportunidade de adquirir determinado item e acaba se apressando na hora de comprá-lo. Caso o cliente não tenha senso de urgência e mesmo assim compra o produto, não há necessidade de oferecer desconto.

Gostou das nossas dicas sobre como proceder com a venda de um imóvel quando o cliente pede por um desconto? Então visite nosso site e fique por dentro das nossas ofertas e de outras informações e novidades do mercado imobiliário. 

Sua imobiliária em

Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":