Financiando a compra de um segundo imóvel: entenda como é possível e conheça as melhores opções
Muito já falamos aqui no blog sobre o financiamento imobiliário para primeiro imóvel próprio, mas você sabia que é possível financiar dois ou mais imóveis ao mesmo tempo? O financiamento de um segundo imóvel segue as mesmas regras do anterior, porém conta com algumas particularidades. Seja para a compra de um imóvel para morar ou investir, é importante conhecer as estratégias para fazer esse patrimônio crescer.
Um dos melhores meios para construir um patrimônio é compreender como financiar a compra de mais de um imóvel ao mesmo tempo. O segundo bem pode ser usado para moradia, mas também é uma opção de investimento, pois você pode colocá-lo para alugar e obter uma renda passiva. Muitas pessoas têm interesse em financiar um segundo imóvel e, nesse momento, surge a dúvida sobre qual é a melhor forma de alcançar esse objetivo. Para quem não tem o valor disponível, o financiamento é indispensável.
É importante compreender que a compra de um imóvel exige a adoção de estratégias de financiamento, uma vez que, se você solicita uma linha de crédito, precisa agir corretamente para ter a aprovação do banco. Para esclarecer como funciona o financiamento de um segundo imóvel, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo apontando as etapas e regras que deverão ser seguidas nesse processo. Assim, você pode se preparar da maneira certa! Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas sobre o mercado imobiliário!
Afinal, é possível financiar um segundo imóvel?
Como podemos entender até aqui, sim, é possível financiar mais de um imóvel. Isso pode ser feito de maneira simultânea ou depois de já ter quitado a primeira linha de crédito imobiliário solicitada. Porém, é necessário seguir algumas regras impostas para que essa nova linha de crédito seja aprovada. Uma das principais é que o valor das prestações não pode ser maior que 30% da sua renda mensal.
Além disso, também existem algumas regras em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Por isso, é importante pesquisar e entender todos os detalhes desse processo antes de iniciá-lo.
E quem já possui um imóvel pode financiar outro pela Caixa Econômica?
Essa é outra dúvida comum e a resposta é sim, é possível financiar um segundo imóvel pela Caixa. A instituição financeira não impõe limites para o acesso a uma segunda propriedade, desde que o solicitante siga as regras impostas. Nesse contexto, o novo bem pode ser para uso residencial ou comercial, usado ou novo, e pode ser pago em até 420 meses, ou 35 anos. Infelizmente, o mesmo não se aplica ao programa Minha Casa Minha Vida!
Como funciona o processo de financiamento de um segundo imóvel?
Para conseguir financiar a compra de um segundo imóvel, o solicitante precisará passar pela análise de crédito, vistoria do imóvel, comprovação da documentação e assinatura do contrato. Como podemos observar, esse processo é muito similar ao do primeiro bem adquirido. É recomendado que você entre em contato com a instituição financeira onde realizou o primeiro financiamento imobiliário.
Quem tem um bom histórico de pagamentos, é provável que a aprovação seja mais rápida — assim como no primeiro. Isso acontece principalmente com quem tem um bom score de crédito, indicador que demonstra se a chance de inadimplência é alta ou baixa. Ele ajuda a reforçar o seu bom relacionamento com o banco. Também é importante analisar o mercado, as suas finanças e o potencial de valorização na compra do imóvel para tomar a melhor decisão na hora de construir ou aumentar seu patrimônio.
Como financiar um segundo imóvel?
Agora que sabemos que é possível financiar mais de um imóvel ao mesmo tempo, vamos falar um pouco mais sobre as opções que você tem disponíveis para conseguir financiar o segundo imóvel:
Usando o FGTS
O uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na compra do segundo imóvel é possível, assim como no primeiro, porém é importante lembrar que é necessário que o comprador respeite algumas regras nesse processo. Esse financiamento, chancelado pelo Sistema Financeiro de Habitação, impõe algumas regras, que são:
- o valor do imóvel deve ser de no máximo R$ 1,5 milhão;
- a nova propriedade não pode estar localizada na mesma cidade da primeira adquirida.
É importante pontuarmos que existem algumas exceções, como quando o tomador de crédito não é proprietário de mais de 40% do imóvel em que mora.
Fazendo o segundo financiamento via SFH
Com juros mais baixos e prazos mais longos, o SFH é um sistema de financiamento habitacional criado pelo governo para democratizar o acesso à casa própria. No caso de quem já possui um financiamento nessa modalidade, é possível solicitar o segundo, desde que cumpra algumas regras que incluem:
- não estar inadimplente no primeiro imóvel;
- o segundo imóvel também deve ser destinado para moradia própria do comprador.
Fazendo o segundo financiamento via SFI
Já para quem tem um imóvel financiado e deseja financiar outro comercial ou em zona rural, o Sistema Financeiro Imobiliário é a opção mais ampla em suas regras e permite que o comprador tenha acesso a crédito para comprar imóveis que não atendem às exigências do SFH. Entre esses imóveis, estão os comerciais.
Logo, para quem decide empreender e precisa financiar a sede da empresa ou o ponto comercial do negócio, recorrer a um empréstimo pelo SFI é a melhor opção. Essa também é a melhor opção para quem deseja comprar um segundo imóvel em área rural, para ter um espaço no campo destinado ao descanso nos finais de semana e nas férias.
Financiando direto com a construtora
Outra opção disponível para financiar o segundo imóvel é fazê-lo diretamente com a construtora. Nesse caso, a burocracia envolvida é menor, mas ainda será necessário realizar uma análise de crédito. Com a autorização da operação, você pode realizar os pagamentos em um prazo mais curto, o que tende a aumentar o valor mensal pago. Ainda assim, é uma boa oportunidade.
Qual a documentação e os requisitos para financiar o segundo imóvel?
Os requisitos para conseguir um financiamento para o segundo imóvel incluem seguir as regras do sistema que estiver incluído na primeira linha de crédito, seja ela SFH ou SFI, e não ter mais de 30% da renda comprometida. Também é necessário passar pelas etapas de análise de crédito, vistoria do imóvel, verificação dos documentos, assinatura do contrato e outras inclusas também no financiamento do primeiro bem.
Já a documentação necessária é a mesma da compra de imóvel de sempre, que inclui:
- RG e CPF do comprador e do vendedor;
- Certidão de nascimento ou casamento, caso exista;
- Comprovante de residência recente e em nome do titular;
- Comprovante de renda, como extrato bancário, holerite ou declaração do IR.
É importante destacarmos que outros documentos podem ser solicitados pela instituição financeira escolhida, porém, caso o primeiro financiamento imobiliário esteja sendo pago em dia, é provável que menos exigências sejam feitas.
Agora que você já sabe como financiar um segundo imóvel, que tal visitar o site da Nova Época para conhecer os mais de 20 mil imóveis que temos disponíveis no município do Rio? Fale com um dos nossos corretores para mais informações!
Escrito por Mariana Carvalho