Evite cair em golpes!

Atuamos exclusivamente no município do RJ

Tudo o que você precisa saber para se tornar um corretor de imóveis

16/07/2020min de leitura

Caso você não saiba, a profissão de corretor de imóveis hoje em dia é regulamentada e exige uma formação específica. Essa é uma profissão que está em alta, muitas pessoas estão migrando de outras áreas para esse setor em busca de maiores rendimentos, principalmente.

A vida de um corretor de imóveis pode ser cheia de atrativos, como autonomia, rotina flexível, liberdade para escolher onde trabalhar, benefícios na qualidade de vida, altos ganhos e realização profissional. Porém, para chegar nesse estágio, há um longo caminho a se percorrer. E você sabe como ingressar nessa carreira?

Apesar de ser cheia de conquistas, a vida de um corretor de imóveis é desafiadora e você deve estar atento a todos os passos que deve dar para começar uma carreira, além de saber os altos e baixos que irá encontrar no caminho.

A Nova Época veio te ajudar e trouxe para você algumas dicas do que fazer para se tornar um corretor de imóveis. Não se esqueça que nossa empresa oferece um curso de especialização, para ajudar a melhorar o desempenho dos nossos associados. Por isso, se for de seu interesse crescer nesse ramo, fale conosco e entre para o time!

Quais os requisitos para se tornar um corretor de imóveis

O corretor de imóveis é o profissional responsável pela aproximação entre o comprador e o vendedor em uma intermediação imobiliária e para exercer esse papel ele precisa ter um registro no órgão federal que regulamenta e normaliza essa profissão, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

O primeiro passo para se tornar um corretor é ter uma boa preparação. Além disso, é necessário aprender sobre marketing imobiliário, desenvolver habilidades de negociação e ter uma formação específica para atuar na área. Agora vamos enumerar os passos e pré-requisitos para ingressar nessa profissão.

1.Faça um curso de formação de corretores

Um dos primeiros e principais requisitos para se tornar um corretor de imóveis é investir na sua formação profissional na área imobiliária. Alguns cursos superiores, como administração, marketing, arquitetura e engenharia, ajudam nessa profissão, mas só eles não são suficientes para qualificar um corretor de imóveis.

A formação adequada fornece informações específicas sobre esse setor que são importantes para que você entenda como lidar com esse mercado, tendo os conhecimentos fundamentais para comprar, vender e alugar imóveis. Existem três opções de cursos e elas são:

  • Bacharelado em Ciências Imobiliárias (duração de 4 anos);
  • Técnico de Transações Imobiliárias (duração de 1 ano);
  • Técnico em Negócios Imobiliários ou Gestão Imobiliária (duração de 2 anos)

2. Faça estágios

Dependendo da instituição escolhida, o estágio pode ser um passo obrigatório ou não e, caso não seja, é importante que você faça um, pois é nele que você colocará em prática todos os conhecimentos absorvidos durante sua formação.

Além disso, é nele que o futuro corretor identificará qual área ele tem mais afinidade e, consequentemente, onde ele atuará. É nessa fase do processo que o aluno possuirá um responsável técnico, ou seja, um corretor credenciado, que vai responder ao CRECI pelo seu estágio. Quem indica ao estagiário seu responsável técnico é a imobiliária onde o estudante vai trabalhar.

3. Tire o diploma

Ao concluir a formação do curso, depois de cumprir todos os requisitos necessários para isso, você ainda não é considerado um corretor de imóveis, mas sim um técnico em transações imobiliárias. Não deixe de tirar o diploma, pois, sem ele, você não consegue prosseguir nesse mercado.

Para alcançar a condição de corretor você deverá ir ao CRECI da sua região, levando uma série de documentos solicitados, recolher as taxas necessárias e solicitar a sua carteira com um número de inscrição profissional específico.

4. Registro no CRECI

Com todos os passos anteriores feitos, falta receber a carteira profissional de corretor de imóveis. Como já dito antes, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis é a instituição que regulamenta e normaliza essa profissão, além de prestar suporte ao corretor. Logo, para que você possa atuar na área, é preciso ser credenciado por esse órgão regulador.

Os documentos que você deve levar para o CRECI são:

  • CPF;
  • Carteira de identidade;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição;
  • Diploma de curso técnico, tecnológico ou bacharelado;
  • Comprovante de residência recente;
  • Fotos 3x4 recentes (a quantidade pode variar de acordo com o estado);
  • Comprovante de pagamento da anuidade, emolumentos e taxas emitidas pelo CRECI

O órgão avaliará seus documentos e em 30 a 60 dias seu registro é aprovado. Lembre-se: é somente nesse momento, quando você tem seu documento em mãos, que se torna um corretor de imóveis e que poderá exercer a profissão legalmente, intermediando negociações imobiliárias.

5. Depois de pegar a carteira

Ainda é uma dúvida frequente se para exercer essa profissão vale mais à pena ser pessoa jurídica ou física. Antes de pensar nisso, no entanto, é preciso que fique claro que essa escolha não irá interferir na sua atuação como corretor de imóveis. Portanto, independente da sua escolha, você poderá exercer a profissão livremente desde que tenha o CRECI.

Caso esteja preocupado com a emissão de notas fiscais, saiba que corretor autônomo pode emiti-las normalmente, basta realizar um cadastro na Prefeitura do seu município e realizar o pagamento das taxas necessárias.

Como podemos ver, o caminho a ser traçado e percorrido por quem se interessa nessa área e mercado é longo e tem muitos detalhes ligados a responsabilidade da atividade que você exerce como corretor. Pode ser um processo trabalhoso, mas também é muito gratificante se você encarar como uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.

A Nova Época espera que esse post tenha te ajudado a entender melhor esse processo e o que é preciso para fazer parte desse mercado.

Sua imobiliária em

Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO. Aqui entrará um bloco de conteúdo da imobiliária ou filial para reforço do SEO.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":